segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Milagres - Uma questão de Fé





Etimologicamente a palavra ‘milagre’ tem o significado de ato ou acontecimento fora do comum, algo inexplicável pelas leis naturais. Partindo deste princípio, a criação, é um milagre, porque tudo o que existe foi criado, não pelo o acaso como muitos pensam, mas, pelo poder sobrenatural da palavra de Deus. Em sua carta aos Hebreus, o apostolo Paulo escreve:  Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente’ Hb 11.3.  Fico imaginando o que o nobre apóstolo quis  dizer com isso; a conclusão que cheguei, por mais que não compreenda a criação  no seu todo, devido a complexidade do assunto, foi que:   Não há uma explicação plausível e racional, isso é bem verdade, que   Paulo, ao  referir-se  ao  milagre  da criação dos mundos, o qual estamos incluídos, recorre a um dom dado por Deus aos Homens, para que este,  compreenda a magnifica obra do seu criador. Dom este, que conhecemos por ‘fé’, sem esta, o homem se perde na sua vaga racionalidade, não alcançando a verdade. Portanto, é só pela fé que podemos compreender o milagre da criação.

 Até nos dias de hoje, com todo o avanço da ciência, não se tem uma definição de como as coisas surgiram, existem várias teorias, que por mais aceitas que sejam no mundo cientifico, sempre estão se contradizendo e esbarrando em muitas incógnitas.  Tudo isso, ocorre porque milagres não são explicáveis dentro de uma perspectiva humana, nosso cérebro racional, jamais conseguirá processar essa verdade, a não ser, pela ótica da fé.  É isso que Paulo diz, que a criação é um milagre. Então, só pelo simples fato de existirmos, isso já é um milagre, portanto, somos produtos do poder sobrenatural do criador.

Não consigo processar a ideia do, porquê, uma pessoa se torna cética, agnóstica e ateia, diante de tantas e claras evidências da glória de Deus e do poder sobrenatural da sua palavra. Até os animais irracionais, os vegetais, a natureza num todo, manifesta a sua adoração ao seu criador. Quando olho para a criação, fico maravilhado com tanta perfeição nos seus mínimos detalhes. A perfeição é tamanha, que inspira o salmista a declarar ‘Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz’ Sl 19.1-3. Que maravilha é a criação de nosso criador.

Como já mencionado anteriormente, toda a criação divinamente criada é produto de um milagre extraordinário da parte de Deus. Independentemente se cremos ou não, é, um fato irrefutável sobre a ótica das sagradas escrituras, que a testifica desde a antiguidade. A bíblia, se não é, a única fonte escrita, é, sem sombra de dúvidas, a maior fonte literária de milagres na história do Homem, nela estão registrados inúmeros atos milagrosos que evidenciaram ao mundo a glória, a majestade e a soberania de um Deus detentor de todo o poder.  Os milagres se classificam em duas categorias principais; ‘coletivos’ - onde uma raça, um povo, uma geração são beneficiados pela providência divina e ‘individuais’ – que beneficia uma pessoa em particular, como exemplo as curas físicas e espirituais tão comum no ministério terreno de Jesus.

 Um exemplo clássico de um milagre coletivo é abertura do mar vermelho durante o êxodo do povo hebreu rumo a terra prometida ‘ Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidasE os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda’. Êx. 14.21-22 . Esse tipo de providência divina sempre acompanhou o povo hebreu ao longo de sua história, desde os tempos em que Abraão saiu do meio de sua parentela para peregrinar por Canaã. O milagre em que Deus abre a madre de Sara, mulher de Abraão, embora seja individual, em sara, toma projeção coletiva. Pois disse Deus a Abraão ‘Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e abençoarei, e será mãe das nações, reis de povos sairão dela’ Gn  17.16. Abraão e Sara, mesmo sendo velhos, por um milagre que visava a coletividade, geram Isaque, o herdeiro da promessa, no qual Deus estabelece uma aliança perpétua que foi estendida a toda a   sua descendência, dando origem ao povo hebreu, linhagem humana de Jesus Cristo, o salvador do mundo.

No entanto, é bom ressaltar, que a  maior evidência de milagre coletivo de Deus para com a humanidade, é a manifestação do seu grande amor pelas pobres almas pecadoras, por intermédio da expiação vicária de seu filho unigênito, Jesus Cristo, que se dispôs a morrer por nossos pecados, descendo de seu trono de majestade, de grandeza e de glória, se apequenando em forma de homem através da encarnação, para que hoje, fossemos feitos filhos  e herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo.
Os milagres individuais embora seja para uma pessoa, edifica, e dá esperança ao povo. A bíblia registra inúmeros milagres desse tipo, deste os tempos antigos, dos profetas, até o surgimento da igreja. Curas divinas, ressurreição de mortos, expulsão de demônios, foram fatos comuns no ministério terreno de Jesus.  Um exemplo deste tipo de milagre é, a história   da mulher do fluxo de Sangue. É neste episódio da providência divina que meditarei de forma mais específica.

Em seu Evangelho, Marcos menciona essa história de superação e fé, onde Deus manifesta a sua graça em favor de uma pessoa.
‘ E certa Mulher que havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo o quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás,  entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe estancou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.’ Mc 5.25-29.

Vale destacar nesse milagre, que não foi o mestre que provocou a cura, mas, a fé daquela mulher, Jesus estava de passagem por aquele lugar, porém, ela ouvindo falar que o mestre por ali passaria, em seu coração, creu no poder sobrenatural de Jesus. Ela não fica em casa se lamentando, sofrendo do seu flagelo como uma coitadinha perdida e condenada a morte, mas vai até a fonte de seu milagre e provoca-o. Quer receber um milagre na sua vida?  - Então provoque-o, Jesus está passando na sua frente, toque-o com sua fé. A palavra de Deus diz: Tudo é possível aquele que crê.

 O texto diz: ‘E certa mulher [...] Mc 5.25’, embora a bíblia não cite seu nome,  o seu gesto de fé e ousadia, se eternizou nas sagradas escrituras, vejamos que para  alcançar o seu milagre, ela crê, porém,  não apenas crê, mas coloca sua fé  em ação, a bíblia diz:   ‘[...] a fé sem obra é morta” Tg 2.26.  Ação, é um princípio fundamental da fé para provocar o milagre, a situação daquela mulher era caótica, na sociedade em que estava inserida, devido uma lei judaica registrada no livro de Levítico 15.19-24, uma mulher com fluxo de sangue era considerada impura, não poderia tocar nas pessoas no período menstrual, pois qualquer  que por ela fosse tocado, ficaria imundo, por tal motivo, a mulher neste período, tinha que viver a parte da sociedade até cessar o fluxo. Porém, a mulher do fluxo de sangue, provavelmente sofria de uma doença ginecológica rara, uma hemorragia constante, seu ciclo menstrual nunca cessava, já faziam doze anos nessa angustia, gastara tudo o que tinha com os médicos, porém, nada adiantou, era impossível a sua cura naquela época.

Imagino sua vida como era, não podia se relacionar com as pessoas, pois era considerada imunda, não bastasse sua doença, ainda tinha que enfrentar o preconceito e o desprezo, possivelmente era uma pessoa anêmica, fraca, mas, mesmo diante de tais dificuldades, sempre se mostrava determinada a enfrentar seus desafios, afinal procurou os especialistas em medicina da época para alcançar sua cura.  Mas um dia, seu mal acabaria, ela ouve falar de Jesus, o melhor, alguém lhe informa que Ele passaria pela região, então ela toma uma atitude, não hesitou em tocá-lo, mesmo que tivesse que correr riscos. Entre ela e seu milagre haviam algumas muralhas, a fraqueza física, o preconceito, o desprezo e a multidão, no entanto, por mais desfavoráveis que fossem as circunstâncias, não a impediram de buscar a sua vitória, ela vai em direção ao Mestre, com muita dificuldade, porém, com muita esperança e finalmente, estende sua mão, e toca-o, e naquele mesmo instante, seu flagelo de doze anos se finda. Sua fé e determinação em provocar o milagre, foi tamanha, que chamou atenção de Jesus que para atônito, e pergunta quem havia lhe tocado, os apóstolos prontamente respondem, sem entender nada.  - Mestre todos te tocam, não viste que a multidão lhe aperta? - Todos estão tocando em ti. Porém Jesus responde:  - Alguém me tocou diferente, pois de mim saiu virtude, então a mulher se manifesta tremendo e anuncia que fora ela, e o mestre decreta a sua cura por intermédio da sua fé. Portanto querido (a), não desista da sua vitória, creia na providência de Deus, não olhe para a multidão, para a fraqueza, para o desprezo que está entre você e seu milagre, mas vá até Jesus e toque-o de uma maneira diferente, Ele te espera, está passando pela sua vida, toque-o, seja um provocador de milagres.
Autor: Eleno Corrêa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS

Filhos de Deus e Filhas dos Homens

Muito se discute no meio teológico a temática bíblica registrada  no livro de Genesis 6:2 concernente aos filhos de Deus e as filhas d...