O Barco de Pedro




Certa ocasião, Pedro juntamente com seus companheiros, Tiago e João, filhos de Zebedeu, embarcaram em seus barcos pra mais uma noite de pescaria no grande lago de Genesaré, ou, como é mais conhecido, “mar da galileia”, na realidade, não se trata de um mar, e sim, um grande lago de mais ou menos 21  quilômetros de comprimento por  12 quilômetros de largura, lago este, alimentado pelo Rio Jordão o mesmo rio em que Jesus foi batizado.

Tanto nesse lago, como em volta dele, ocorreram muitos eventos notáveis do ministério de Jesus, era cercado por várias cidades, em geral, habitadas por pescadores, como exemplo, Cafarnaum. A atividade pesqueira, era o forte da economia local, Pedro, Tiago e João, eram pescadores profissionais, sustentavam suas famílias com a atividade e comercio pesqueiro. Naquela noite, saíram com seus barcos a alto mar, a noite ainda estava começando, imagino que estavam confiantes, que seria uma noite de boa pescaria, talvez haviam feitos planos, que ao raiar do dia, retornariam com os seus barcos cheios de peixes, comercializariam com seus clientes, com o dinheiro da venda, comprariam mantimentos para as suas famílias, saldando algumas dívidas.

Porém, para infelicidade deles, o mar, naquela noite, não estava pra peixe, a bíblia diz, que  lançaram  as redes a noite toda, todavia, não conseguiram pescar nada, quem sabe, começaram a lançar as redes no início da noite com esperança de  se encherem,  a meia noite chega,  e nada de peixes, quem sabe, Pedro, um pescador  experiente, decide ir para outro ponto do lago para lançar novamente as redes, e de novo, nada de peixes,  foram lançando as redes madrugada a dentro e nada de peixes, o dia raiou e suas forças já haviam se desvaecido, e nada de peixes em suas redes. 
Imagino a tamanha frustração de Pedro e seus companheiros, por terem que retornar aos seus lares com seus barcos vazios, talvez, já mais teria acontecido de voltarem sem nada para negociar com seus clientes, quem sabe, diante daquela dificuldade, tenha passado pela mente deles em desistirem do ofício de pescador, porém, não tinham outra coisa a fazer naquele lugar a não ser pescar.

Quantas vezes em nossas vidas, querido(a), deparamos com a mesma situação, lançamos e lançamos  nossas redes e não pescamos nada,  voltamos pra casa de mãos vazias, quantos planos e projetos você traçou ao longo da sua vida, achando que iria dar certo, que  colheria os frutos,  e de repente, tudo vira fumaça,  lutamos e lutamos para melhorar a situação, no entanto,  os projetos e sonhos não se realizam, nada  prospera, nos levando ao desânimo e desistir de lutar, de  lançar as redes, as forças se esgotam e tudo parece perdido. Contudo, isso é passageiro, porque temos um Deus que muda as situações, que para aquele que crê, se torna tudo possível, e no tempo Dele, as coisas vão dar certo, as redes se encherão, e a glória Dele, vai ser manifesta na sua vida.

Depois de uma noite cansativa e frustrada, Pedro, Tiago e João retornam para praia, encalham os barcos na areia e começam a lavar suas redes, sem sombra de dúvidas, estavam tristes, desanimados, a final, a noite não tinha sido nada boa. A bíblia diz que o ‘choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã’ Sl 30.5.  De repente, uma luz no fim do túnel se ascende, Jesus, a estrela da manhã,  aparece, para iluminar a vida deles,  seguido por uma grande multidão, Jesus se dirige em  direção ao barco de Pedro, tinha muitos barcos na praia, porém,  Jesus escolheu a  Pedro para abençoar e manifestar sua glória, pois,   tinha um proposito na vida  dele, assim como tem na sua vida, Jesus está caminhando em sua direção, Ele te escolheu, quer enchê-lo de paz, amor e esperança, deixe-O entrar em sua vida.  ‘Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei e ele comigo’ Ap.3.20.    
               
O texto diz que Jesus vai até Pedro e pede para entrar em seu barco, o mestre não estava querendo entrar apenas em sua embarcação, e sim, na sua vida. Talvez, Pedro, naquele instante, não entendeu o sentido daquele pedido, mas mesmo assim, permitiu Jesus entrar, essa foi a melhor atitude que tomou em toda sua vida, permitir que o príncipe da paz, a luz do mundo, entrasse em seu modesto barquinho, isso mudou a trajetória da sua vida, de um simples pescador a um grande pescador, não de peixes, mas de homens. Ei! Jesus quer entrar na sua vida hoje e também mudar a sua trajetória, abra a porta de seu coração, deixe-O fazer morada e você verá a glória de Deus resplandecer na sua vida, no seu casamento, na sua família, a paz vai reinar em sua casa,  a prosperidade vai chegar, seu ministério vai fluir, portas que até então estavam fechadas irão  se abrir, um novo tempo vai chegar. 

Quando Jesus adentra no barco, pede para que Pedro afaste-o da terra e coloque-o na água, ou seja, pede para que o barco seja desencalhado. Sabe o que aprendemos com essa atitude do bom mestre? O barco que Deus entra, não pode ficar encalhado na areia da desilusão, da depressão, da miséria, do pecado, da prostituição, dos   vícios, do ódio, da idolatria. Deus quer levar você querido (a), para navegar em águas profundas, no grande oceano do Espirito, águas tranquilas, águas de santidade, águas de prosperidade, águas eternas, que fluirão do seu interior como um rio, proporcionando-o, vida em abundância, vida eterna.

O primeiro passo para Deus usá-lo, cumprindo todos os propósitos Dele na sua vida, é a obediência, sem esta, é impossível o milagre acontecer. Vejamos; em obediência   ao pedido do Mestre, Pedro afasta o barco da areia e o desencalha. Com esta atitude, Jesus retorna o barco de Pedro para água, lugar de domínio do barco, então Jesus começa a ensinar a multidão, o barco se transforma em um altar flutuante.   Desta forma, Jesus disse a Pedro, que da mesma forma que estava usando aquele barco, como um altar, como uma plataforma, iria usá-lo na propagação do evangelho as nações, que lhe daria um grande ministério e foi o que aconteceu, Pedro foi uma pedra fundamental na fundação da igreja e na implantação do Cristianismo na terra.

Quando o mestre termina o sermão que pregava a multidão, Ele olha para Pedro (Simão) e diz: “Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar”. Lc 5:4. Para surpresa de Pedro e seus amigos, Jesus estava propondo a eles voltarem ao mesmo lugar em que passaram a noite toda sem pescar nada, o mestre desafiava-os a lançarem novamente as suas redes, muitas vezes, Deus provoca a nossa fé, nos desafia a agirmos diferente, não pela razão, mas pela ótica da fé,  nos remetendo ao mesmo lugar de nossa queda, de nossas frustrações, onde fomos desafiados, envergonhados e humilhados. Deus quer te honrar e te levantar no lugar das tuas derrotas, a lógica do Senhor é diferente da nossa, nós queremos fugir, mas Deus nos desafia a lutarmos e enfrentar a realidade. Por mais que, dentro da perspectiva humana, pareça impossível levantar-se novamente, na perspectiva divina, tudo é possível aquele que crê. E por esta razão, não devemos questionar a voz de Deus, pois Ele sabe o que precisamos. 

Quando Pedro é desafiado por Jesus a retornar a alto mar e lançar suas redes, ele não refuta a voz do Mestre, poderia dar suas desculpas como: a exaustão física de uma noite em claro, o horário que não era propício para a pescaria, os ventos muito fortes. Porém, não se deixa levar pelas frustrações.  Vejamos a resposta sábia de Pedro ao Mestre. “Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes.” Lc 5:5. Pedro reconheceu que havia fracassado em sua pescaria da noite, mas isso não serviu de motivo para ele não crer na palavra do Mestre, ao contrário, ele se redime e confessa sua fé, ao anunciar que sob a palavra de Jesus Iria lançar as redes novamente. Não sei qual é a tua desilusão, seu fracasso, mas Jesus está te desafiando a não desistir e voltar a lançar a rede novamente, a rede da esperança, da fé, da obediência. Deus quer te honrar no mesmo lugar da sua queda, onde pessoas te desprezaram e te humilharam, uma nova história Ele quer escrever na sua vida.

Pedro e seus companheiros, confiando na palavra de Jesus, navegaram de volta ao mar alto, e lançaram as redes novamente, e o milagre aconteceu, suas redes se encheram de tantos peixes, ao ponto de romper-se, eles ficaram atônitos, jamais haviam pescado tanto como naquele dia, os barcos foram quase a pique de tão cheios que ficaram. Foi uma pescaria maravilhosa, tudo isso, porque, Pedro, permitiu que Jesus entrasse no seu barco, e onde Ele está, há abundância de milagres.  Ei! Jesus te desafia a lançar a tua rede novamente, não é hora de desistir, não é hora de encalhar seu barco, pois a areia não é lugar dele, seu barco precisa estar navegando em águas profundas, onde estão os tesouros ocultos do Senhor pra tua vida, Jesus só requer uma coisa, sua permissão para entrar no  barco, em outras palavras, na sua vida, Ele quer mudar a tua história, assim como  fez na vida de Pedro, quer fazer na tua. Ele tem o melhor para você, para sua família e para o seu ministério.

Autor: Eleno Corrêa




Comentários