sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Filhos de Deus e Filhas dos Homens



Muito se discute no meio teológico a temática bíblica registrada  no livro de Genesis 6:2 concernente aos filhos de Deus e as filhas dos homens. O texto bíblico diz que “ Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas;  e tomaram para si mulheres  de todas as que escolheram.
          
Esta é uma das passagens mais debatidas do Antigo Testamento. A expressão filhos de Deus aparece em oposição à expressão filhas dos homens, estabelecendo a diferença entre esses dois grupos. Em outros textos bíblicos, filhos de Deus significa claramente anjos, como em Jó 1.6, quando os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o senhor, “ e veio também Satanás  entre eles”, para uma audiência com o Deus altíssimo. Em gêneses 6.2 parece improvável que os filhos de Deus  sejam anjos caídos,  tendo em vista que esses seres angelicais só poderiam ser considerados  filhos de Deus enquanto fossem obedientes ao Senhor Gn 3.24.  Mas dentro desta temática teológica, “filhos de Deus e filhas dos homens”, existem três principais   vertentes teológicas:  

1 -  Os “ filhos de Deus” seriam anjos caídos ( demônios) e assim, essa intrusão na esfera humana produziu uma raça de gigantes perversos Gn 6.4-6, essa é uma visão de muitos estudiosos Judeus, que sustentam  que os anjos caídos  sendo  seres espirituais teriam a capacidade de transfigurar-se  e de possuir corpos,  pode ser que os anjos caídos tenham assumido a forma humana e casado com as filhas dos homens, o que significou uma ruptura tão grande na ordem estabelecida pelo senhor que provocou o julgamento do mundo por meio do dilúvio.  Mas há duas objeções principais a ela: a) Anjos não se casam Mt 22.30; b) a ideia de (seres divinos-humanos) é incompatível com o pensamento bíblico:

2 -   Menos aceita, os “Filhos de Deus” seriam os poderosos Reis da antiguidade que através da poligamia, tomaram para si mulheres de todas as que escolheram o que incitava outras práticas perversas:

3 -  Os “filhos de Deus” seriam descendentes de Sete, e as filhas dos homens, seria a pecaminosa descendência de Caim.  Essa vertente é a mais aceita pelos teólogos, pois esta mais coerente com o restante da bíblia.
             
Segundo esta vertente teológica, naquela época havia na terra duas raças distintas: Os Setistas -  descendentes de Sete, esses seriam os Filhos de Deus referido em Gêneses 6, pois refletiam a santidade divina, e os Cainitas -  descendente de Caim, onde viria a descendência  das filhas do homens, uma geração pecadora e corrupta.  O casamento  entre pessoas dessas duas linhagens teria levado os filhos de Deus à apostasia, à desonra e ao pecado atraindo o juízo divino, representado pelo dilúvio.   
                 
Dentre os filhos de Adão e Eva, só três nomes são mencionados nas escrituras: Caim, Abel e Sete. Eles adoraram a Deus trazendo ofertas. Por haver Deus rejeitado a oferta de Caim, devido às suas más obras, Caim se irou e matou seu irmão Abel, Gn 4.8. O pecado de Caim e sua descendência  refletiu-se em uma civilização pecadora, chamada  “ filhos dos homens” Gn 4.17-24. Por outro lado, os filhos de Sete, voltaram-se para Deus e invocaram ao Senhor Gn 4.26. Nada se fala sobre Caim,  isto porque ele saiu de diante a face do Senhor Gn 4.16.

Devido aos casamentos mistos entre os filhos de Deus e as filhas do homens (descendência de Sete e descendência de Caim), “ a corrupção e a iniquidade aumentaram de tal maneira , que todos os planos e esquema dos homens se caracterizavam pela maldade. Só Noé achou favor aos olhos do senhor!”

Autor: Eleno Correa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS

Filhos de Deus e Filhas dos Homens

Muito se discute no meio teológico a temática bíblica registrada  no livro de Genesis 6:2 concernente aos filhos de Deus e as filhas d...