sábado, 18 de agosto de 2018

Deus se arrepende?




Essa é uma questão que muitas vezes intriga alguns leitores e estudiosos das sagradas escrituras. Afinal, Deus se arrepende ou não? No livro do Gêneses 6.6 está escrito: “então, se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.” Porém, no livro de Números 23.19 está escrito: “Deus não é homem para que minta; nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?

Isso pode trazer alguns conflitos em nossa compreensão, pode-se até pensar que a bíblia está se contradizendo, mas, a bíblia nunca se contradiz, é o livro da revelação divina ao homem, embora escrita por muitos autores diferentes que viveram em épocas diferentes, é um livro divinamente inspirado e infalível. Porém, essas dúvidas, surgem porque na maioria das vezes o leitor não conhece a raiz da palavra traduzida do hebraico e grego, é aí, que começam algumas confusões que muitas vezes viram fontes de especulações e má interpretação, gerando heresias propagadas mundo a fora.
                                                                                
A palavra hebraica “arrepender-se” não pode ser confundida em hipótese alguma como reconhecimento de erro da parte de Deus.  No contexto do livro do Gêneses 6.6 a palavra original no (hebraico) é ‘nahan’ que significa: “ter compaixão, lamentar, dor, tristeza e pesar – (grego) é ‘metamélomai’ que significa: dor, tristeza, lamento e pesar. Nesse sentido vejamos que Deus não se arrepende como o homem que reconhece o seu erro, mas lamenta, sente dor,  se entristece pelo pecado da humanidade que se corrompe e se afasta dele. O arrependimento divino é mudança de atitude, pois Deus não erra, porém, ele se entristece e lamenta com pesar o desvio de conduta do homem que fora criado perfeito.

Quando a bíblia fala do arrependimento humano, usa as seguintes palavras no original, ‘shubh’ (hebraico) e ‘metanoéo’ (grego) significando: mudança de mente, voltar atrás, retornar ao caminho correto. O arrependimento humano é diferente, pois este, erra, e reconhece seu erro voltando atrás.
Autor: Eleno Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS

Filhos de Deus e Filhas dos Homens

Muito se discute no meio teológico a temática bíblica registrada  no livro de Genesis 6:2 concernente aos filhos de Deus e as filhas d...